sexta-feira, 30 de abril de 2010

Borboleta Alexander

Sempre adorei borboletas, mas não me satisfazia em dobrar aquele modelo mais simples. Até que fui apresentada à Borboleta Alexander, uma peça realmente bonita. Aprendi a dobrar desdobrando uma que eu ganhei, depois corrigi as falhas com um passo-a-passo (que diga-se de passagem não estava lá grandes coisas). Hoje utilizo a Alexander em muitos trabalhos, pois elas conferem graça e beleza a qualquer peça.


Essa foi dobrada com um papel muito especial (que a Cassandra mandou dos estates). Parece um papel artesanal, tem uma textura parecida com papel toalha, o que dificulta um pouco o vinco. Mas descobri que ele é perfeito para a borboleta. O passo-a-passo pode ser encontrdo no blog Origami by Tchami.



Aí uma amostra do papel. Na embalagem não fala o tipo, só diz o nome do fabrincante: AITOH.

Kusudama Carrossel

Recebi uma encomenda de kusudama para criança, e daí aprendi a dobrar esse carro do céu. Lindo! Quanto mais colorido melhor. Nele pode-se pendurar passarinhos, borboletas. estrelas gordinhas ou pequenas mandalas.


Esse foi o primeiro, com pequenos sóis pendurados.



Depois dobrei outros, com vários tipos de papel, mas sempre alegres e coloridos. Esse com tsurus ficou super delicado.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Papel Marmorizado

O papel marmorizado é muito simples de fazer. Pegamos uma folha de papel em branco (costumo usar folhas de ofício usadas de um dos lados - a natureza agradece), colocamos em uma bacia com água algumas gotinhas de tinta óleo na cor desejada (serve também tinta óleo em pasta, mas aí precisa diluir em solvente primeiro), misturamos e depois passamos a folha. Depois é só colocar pra secar (de preferência na horizontal pra não escorrer). É uma ótima solução, pois teremos um papel personalizado na cor que sonharmos. Mais um dos aprendizados com a minha amiga Ana Maria.


Dobranado o Kusudama Electra

Aprendi a dobrar esse kusudama com a minha amiga (mestra) Ana Maria. Nunca precisei de diagrama, pois a dobra é bem simples. Mas incluo aqui um bom diagrama, retirado do blog Origami - Transformando Papel em Arte. Eles têm muitos arquivos legais sobre origami.




Agora o resultado:



Lindo, não? Esse foi feito com papel marmorizado. Atrás do cartão tem uma borboleta Alexander e o ideograma que aparece na foto significa Alegria.

Kusudama Electra

Esse kusudama é um dos meus favoritos. Fácil de dobrar, fácil de montar, e muito, muito lindo. Algumas pessoas gostam de colocar tsurus dentro da bola (eu mesma já fiz alguns assim), mas sinceramente, acho que dá impressão de passarinho na gaiola... Atualmente costumo colocar uma conta transparente, dando a sensação de que lá dentro há um cristal. Prefiro assim.


Esse Electra ficou muito tempo pendurado na porta do meu quarto, depois dei para a minha tia Magda, que ficou encantada com a peça. O papel é uma folha de presente muito mimosa, com pequenas flores. Ao realizar trabalhos com papel de presente dou sempre preferência àqueles que tenham desenhos pequenos, pois o resultado final fica melhor.



Kusudama Butterfly

Apesar de ter nome de borboleta, o módulo desse kusudama é uma flor, que juntinhas formam a bola. A dobra é trabalhosa, pois primeiro temos que fazer os vincos, desdobrar tudo, e aí montar de novo. Mas vale a pena, pois ele é lindíssimo, principalmente se dobrado em papel de duas cores.


São 60 módulos, que depois de prontos devem ser colados. O diagrama dessa peça:




O diagrama eu peguei no site Kusudama - Arte em Origami. Eles têm uma coletânea de diagramas para download. Muito bom.

Kusudama Sea Urchin (Ouriço do Mar)



Esse foi o primeiro Kusudama que eu dobrei. Comecei logo pelo mais trabalhoso. São 30 módulos de 2 peças, o que, ao final, viram 60 módulos. Mas o resultado é maravilhoso. Depois desse nunca mais parei.

O diagrama dessa peça: